Sobre Nós


BREVE HISTÓRICO – ESTATUTO SOCIAL – DIRETORIA ATUAL

A ANESCO – Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos – é a primeira associação nacional com atuação em todo o território nacional e foi criada para dar continuidade ao trabalho iniciado através do Mutirão RegulamentAÇÃO que culminou na Lei Federal 13.643/2018, Lei do Esteticista. O nosso compromisso é com a profissão e com os profissionais Esteticistas, buscando de resguardar os interesses dos nossos associados, priorizando a legalidade, a ética e a transparência.

Em 1976 foram iniciadas inúmeras tentativas de se normatizar a profissão, portanto essa classe de trabalhadores lutou por mais de 40 anos por uma lei que determinasse qual a formação necessária para que a categoria pudesse atuar e fosse fiscalizada por entidades próprias, garantindo assim a proteção da saúde da população. Foram mais de 15 projetos de lei arquivados. Em dezembro de 2014, um grupo de profissionais esteticistas de 23 estados, se uniu através das redes sociais, criando uma mobilização nacional denominada Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética com o objetivo de trabalhar pela regulamentação da profissão.

Diante desta criação, convidaram a DEPUTADA SORAYA SANTOS para ser a autora do projeto de lei e, com o seu aceite, as esperanças se renovaram. Depois de uma trajetória de lutas e conquistas, finalmente em 03/04/2018, o PL 2332/2015 se tornou a Lei 13.643/2018.

Assim que foi sancionada a Lei do Esteticista, o Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, tendo cumprido com o papel para o qual fora criado, transformando-se então na ANESCO – Associação Nacional de Esteticistas e Cosmetólogos para dar continuidade ao trabalho rumo ao Conselho Federal de Estética e Cosmética. A ANESCO vem representando a categoria junto aos órgãos governamentais, congressos, laboratórios e também junto às instituições de ensino por todo o país, orientando os profissionais e zelando sempre pela ética e transparência, com a finalidade de defender sempre o interesse de toda a classe de Esteticistas dentro dessa nova ótica da profissão após a promulgação da Lei 13.643/18.

Cronograma histórico da Estética:
• Década de 1950 a Estética chega ao Brasil por Anne Marie Klotz;
• Década de 1960, iniciam-se os cursos técnicos e livres no país;
• 1976 registra-se o primeiro Projeto de Lei no Congresso Nacional com o objetivo de regulamentar a profissão de Esteticista;
• 2001 foi registrado o primeiro curso superior de estética no MEC (Ministério da Educação);
• Ao longo de 42 anos, 15 projetos de leis foram registrados  com o objetivo de regulamentar a profissão, mas todos foram arquivados;
• 9 de julho de 2015, a deputada Soraya Santos foi convidada pelo Sindestetic RJ para apoiar o Mutirão RegulamentaçAÇÃO Estética e Cosmética e registou o PL 2332/2015;
• 10 de novembro de 2016, após tramitação em várias comissões, o PL 2332/2015 foi aprovado no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara Federal e seguiu para o Senado e recebeu a designação de PL  77/2016;
• 18 de abril de 2017, houve a audiência pública sobre o PL  77/2016 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS);
• 6 de dezembro de 2017, PL 77/2016 aprovado o substitutivo na CAS;
• 13 de dezembro de 2017, PL 77/2016 aprovado no plenário do Senado;
• 7 de março de 2018 aprovação do novo texto do PL 2332/2015 na Câmara Federal e seguiu para o presidente da república;
• Em 3 de abril de 2018 o presidente da república sanciona a Lei 13.643/2018, que regulamenta a profissão de Esteticista (Técnico em Estética e Esteticista e Cosmetólogo).

• Após a promulgação da lei, o Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, em 2018, se transforma na ANESCO para dar o próximo passo: trabalhar pela criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Estética e Cosmetologia.

Venha para a ANESCO lutar junto pelo futuro da nossa profissão!

 

ESTATUTO SOCIAL

Clique aqui para baixar o Estatuto Social da ANESCO atualizado depois da criação da Comissão Eleitoral pela nova diretoria. 

A DIRETORIA ATUAL

A atual diretoria assumiu a ANESCO com o compromisso ético e moral de dar continuidade aos trabalhos do Muritão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, com UNIÃO, TRANSPARÊNCIA e DEMOCRACIA.

A Atual Presidente assumiu sozinha todo o trabalho de uma diretoria com todos os seus membros, quando a diretoria anterior inteira renunciou em uma Assembleia Extraordinária, o que acarretaria o encerramento da Associação naquele momento. Entretanto, como estava no cargo de Suplente da Diretoria, a atual presidente negou-se a renunciar, assumindo toda a responsabilidade.

Assim que toda a transição de presidência fora terminada, a atual presidenteprogramou uma nova eleição. Conseguiu instituir, antes das eleições, uma alteração extremamente importante no Estatuto da associação: a Comissão Eleitoral Independente. A partir desta diretoria em diante, Márcia Larica garantiu que as próximas eleições serão mais transparentes e justas e todos os Esteticistas e estudantes de estética terão voz e direitos preservados.

@mlaricaesteticista PRESIDENTE

MÁRCIA COSTA DA SILVA LARICA – RJ

BACHAREL EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

Presidente do Sindicato dos Esteticistas e Cosmetólogos do Rio de Janeiro – SINDESTETIC RJ

@denisesotero VICE PRESIDENTE

DENISE GONÇALVES SOTERO DIAS DE LACERDA – SP

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

PRIMEIRO SECRETÁRIO

Conselheiro de Ensino e Pesquisa

JOÃO PAULO FREITAS CAMPOS – GO

TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

@profanelissahakime.esteticista  

SEGUNDA SECRETÁRIA

ANELISSA GUERREIRO PRADO HAKIME – MG

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

 

@sandra_buslik PRIMEIRA TESOUREIRA

SANDRA ALENCAR BUSLIK – SP

TÉCNICA EM ESTÉTICA e graduanda em TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

@elietecamposestetica  

SEGUNDA TESOUREIRA

ELIETE GOMES CAMPOS – SP

TÉCNICA EM ESTÉTICA

 

@professoraelainemelo

CONSELHO FISCAL EFETIVO:

Primeira Conselheira Fiscal

ELAINE OLIVEIRA DOS SANTOS MELO – RJ

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

@ademildegomesgomes  

Segunda Conselheira Fiscal

ADEMILDE GOMES – RS

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

@lopez.anapaula

Conselheira Fiscal Suplente

ANA PAULA ELIAS LOPES – RJ

BACHAREL EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

DEPARTAMENTO ASSOCIATIVO:

@acciolysclaudia

CLÁUDIA FERREIRA DOS SANTOS

TÉCNICA EM ESTÉTICA e graduanda em TENCÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

 

DEPARTAMENTO JURÍDICO:

@fredericocarvalhojuridico

FREDERICO GALL DE CARVALHO

Assessor Jurídico (direito empresarial, sindical, associação, estética)

Constelação Jurídica

 

UNIDOS PELO ESTETICISTA!