Regulamentação dos Anestésicos em Procedimentos Estéticos: Esclarecimento e Limitações

Em um cenário em constante evolução de tratamentos estéticos e procedimentos injetáveis, a regulamentação do uso de anestésicos é uma questão que desperta dúvidas e preocupações tanto entre os profissionais de saúde quanto entre os pacientes.
Nesta matéria, abordaremos as regulamentações relacionadas ao uso de anestésicos em procedimentos estéticos, esclarecendo as diferenças entre os métodos e as restrições associadas a eles.

Uso Tópico e o Botão Anestésico

É importante destacar que, no contexto dos procedimentos estéticos, o uso tópico de anestésicos e a técnica do “botão anestésico” não têm regulamentações específicas.
Esses métodos são geralmente utilizados para proporcionar conforto aos pacientes em pequenas áreas, como forma de minimizar a sensação de dor durante procedimentos estéticos.

Anestesias Regionais ou Gerais

No entanto, é crucial compreender que a aplicação de anestesias regionais ou gerais é privativa dos anestesiologistas, médicos devidamente habilitados e especializados nesse campo. A odontologia também tem permissão legal para usar anestésicos locais, como a anestesia por injeção sem agulha, por infiltração, bloqueio de nervos e bloqueio de campo.

Profissionais de Saúde e a Técnica do Botão Anestésico

Outros profissionais da saúde estética têm suas próprias regulamentações. A aplicabilidade de anestesia local se limita ao uso da técnica do botão anestésico. Embora não exista uma legislação específica que proíba essa técnica, é fundamental considerar como o procedimento é realizado e a quantidade de anestésico usada. Além disso, a avaliação (anamnese) do paciente é obrigatória para que se possa identificar fatores que serão primordiais para a escolha da técnica ou recursos a serem utilizados no planejamento para a realização efetiva do procedimento estético. Assim como também, a exclusão de quaisquer parâmetros que possam eventualmente acarretar danos ao paciente.
Outro ponto relevante é o tipo de anestésico utilizado, se possui vasoconstritor ou não. A escolha adequada do anestésico deve levar em consideração esses fatores, assim como a quantidade a ser administrada.

Métodos Utilizados para Analgesia

É fundamental focar nos métodos de analgesia que não infringem a atividade médica. Quando se trata de procedimentos locais e intradérmicos, estes não são privativos dos médicos. No entanto, quando os procedimentos envolvem anestesia infiltrativa ou geral, somente médicos especializados têm permissão legal para realizá-los.

Microagulhamento e Uso de Pomadas

No contexto do Microagulhamento, é importante notar que a utilização de pomadas anestésicas pode variar de acordo com as regulamentações e as práticas de cada profissão. Não é recomendado iniciar o Microagulhamento enquanto a pomada ainda está em contato com a pele, pois a substância anestésica pode entrar em contato com a corrente sanguínea, acarretando danos à saúde. Logo, se a pomada for aplicada, ela deve ser removida completamente da área a ser tratada e só então o procedimento de Microagulhamento pode ser realizado.
Portanto, a escolha do método de analgesia em procedimentos estéticos deve ser realizada com base na segurança do paciente. É importante que os profissionais de saúde que executam esses procedimentos tenham formação superior em instituições reconhecidas pelo MEC, muito conhecimento e experiência, garantindo o bem-estar e a segurança dos pacientes em primeiro lugar.

Em um cenário em constante evolução de tratamentos estéticos e procedimentos injetáveis, a regulamentação do uso de anestésicos é uma questão que desperta dúvidas e preocupações tanto entre os profissionais de saúde quanto entre os pacientes.
Nesta matéria, abordaremos as regulamentações relacionadas ao uso de anestésicos em procedimentos estéticos, esclarecendo as diferenças entre os métodos e as restrições.