Sobre Nós


BREVE HISTÓRICO – DIRETORIA ATUAL

A ANESCO é a primeira associação de caráter nacional dedicada a representar, fortalecer e valorizar a profissão de esteticistas e cosmetólogos em todo o Brasil.

Nossa história tem origem no Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, movimento que culminou na conquista da Lei Federal nº 13.643/2018 – a Lei do Esteticista, um marco para o reconhecimento e regulamentação da nossa categoria profissional.

Nossa Missão

Defender e resguardar os interesses dos Esteticistas e Cosmetólogos, garantindo o exercício profissional com legalidade, ética e responsabilidade, sempre em prol do fortalecimento da categoria.

Nossa Visão

Construir uma profissão cada vez mais valorizada, reconhecida no campo da saúde e com atuação baseada em liberdade, justiça e isonomia.

Nossos Compromissos

Esteticista – a história sendo construída

Inúmeras tentativas de se normatizar a profissão de Esteticista começaram por volta de 1976. Essa categoria profissional lutou por mais de 45 anos por uma lei que determinasse qual a formação mínima necessária para que a categoria pudesse atuar e fosse fiscalizada por uma entidade própria, garantindo assim a proteção da saúde da população. Foram mais de 15 projetos de lei arquivados  ao longo dos anos.

Em dezembro de 2014, um grupo de profissionais do Sindestetic RJ, sindicato do Rio de Janeiro, iniciou um movimento, abarcando Esteticistas de 23 Estados, que se uniu através das redes sociais, criando uma mobilização nacional denominada Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética com o objetivo de trabalhar pela regulamentação da profissão.

A Deputada Soraya Santos do Rio de Janeiro foi convidada para ser a autora do projeto de lei e, depois,de uma trajetória de lutas e conquistas, finalmente em 03/04/2018, o PL 2332/2015 se tornou a Lei 13.643/2018.

Com a promulgação da Lei do Esteticista, o Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, cumprindo seu papel original e se tornou a ANESCO – Associação Nacional de Esteticistas e Cosmetólogos para dar continuidade ao trabalho de representar a categoria junto aos órgãos governamentais, congressos, empresas, laboratórios e instituições de ensino por todo o país, orientando os profissionais e zelando sempre pela ética, defendendo sempre o interesse dos Esteticistas sob a nova perspectiva profissional após a regulamentação.

O foco principal da ANESCO é trabalhar pela criação do Conselho de Estética e Cosmetologia,autarquia fiscalizatória e regulatória da profissão.

A ANESCO possui diversos projetos sociais em benefício dos Esteticistas, como a reintegração ao mercado de trabalho; aprimoramento e atualização profissional por meio de palestras e cursos; assistência na regularização de seus consultórios/clínicas;  parcerias que facilitam o acesso a cursos técnicos, graduações, pós-graduações e mestrado. O suporte jurídico e sanitário são as demandas mais frequentes entre os associados.

Além disso, atuamos no esclarecimento junto a congressos, empresas e faculdades, dentre outras entidades, sobre a legislação que rege a profissão. Nosso objetivo é que esses atores reconheçam e atuem dentro da lei,  contratando Esteticistas com respaldo legal, promovendo assim uma categoria forte, respeitada e cada vez mais valorizada em todo o território nacional.

Hoje a ANESCO conta com uma parceria muito importante com empresas que recebem o selo EMPRESA AMIGA DO ESTETICISTA, que apoiam e ajudam no desenvolvimento técnico e científico da categoria e ainda colabora diretamente com as ações da associação em prol da criação do Conselho Federal de Estética. A EMPRESA AMIGA DO ESTETICISTA deve ser promovida e valorizada por cada profissional em nosso país.

A profissão de Esteticista NÃO POSSUI AINDA O SEU CONSELHO PROFISISONAL! É a autarquia responsável por registrar, organizar, mas principalmente por fiscalizar e disciplinar uma profissão regulamentada, principalmente na saúde.

A associação vem trabalhando com uma frente parlamentar mista, ou seja, com Deputados Federais e Senadores de vários partidos, para conscientizar o governo federeal sobre a importância da criação do Conselho profissional de Estética.

 

Cronograma histórico da regulamentação da Estética:

• Década de 1950 a Estética chega ao Brasil por Anne Marie Klotz;
• Década de 1960, iniciam-se os cursos técnicos e livres no país;
• 1976 registra-se o primeiro Projeto de Lei no Congresso Nacional com o objetivo de regulamentar a profissão de Esteticista;
• 2001 foi registrado o primeiro curso superior de estética no MEC (Ministério da Educação);
• Ao longo de 42 anos, 15 projetos de leis foram registrados  com o objetivo de regulamentar a profissão, mas todos foram arquivados;
• 9 de julho de 2015, a deputada Soraya Santos foi convidada pelo Sindestetic RJ para apoiar o Mutirão RegulamentaçAÇÃO Estética e Cosmética e registou o PL 2332/2015;
• 10 de novembro de 2016, após tramitação em várias comissões, o PL 2332/2015 foi aprovado no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara Federal e seguiu para o Senado e recebeu a designação de PL  77/2016;
• 18 de abril de 2017, houve a audiência pública sobre o PL  77/2016 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS);
• 6 de dezembro de 2017, PL 77/2016 aprovado o substitutivo na CAS;
• 13 de dezembro de 2017, PL 77/2016 aprovado no plenário do Senado;
• 7 de março de 2018 aprovação do novo texto do PL 2332/2015 na Câmara Federal e seguiu para o presidente da república;
• Em 3 de abril de 2018 o presidente da república sanciona a Lei 13.643/2018, que regulamenta a profissão de Esteticista (Técnico em Estética e Esteticista e Cosmetólogo).

• Após a promulgação da lei, o Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, em 2018, se transforma na ANESCO para dar o próximo passo: trabalhar pela criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Estética e Cosmetologia.

 

A DIRETORIA DA ANESCO

A nova diretoria da ANESCO assume o mandato 2025/2028 com o firme compromisso ético e moral de dar continuidade ao projeto Mutirão RegulamentAÇÃO Estética e Cosmética, que culminou na criação da Lei do Esteticista, pautando-se nos princípios de união, transparência e democracia.

A presidente Márcia Larica assumiu a liderança da ANESCO em um momento crítico: em 2021, diante da renúncia coletiva da antiga diretoria, em uma Assembleia Extraordinária, a entidade seria, deliberadamente, encerrada. Na condição de suplente da diretoria, Márcia Larica optou por permanecer e assumir integralmente a responsabilidade pela reestruturação da associação — enfrentando um cenário de grandes dificuldades administrativas, dívidas e reduzido número de associados ativos.

Durante a transição, promoveu uma importante reforma estatutária: a criação de uma Comissão Eleitoral Independente, medida essencial para assegurar processos eleitorais mais justos, inclusivos e transparentes. A partir dessa gestão, todos os Esteticistas e estudantes de estética passaram a ter voz ativa e seus direitos garantidos. Depois desse passo importante, organizou uma nova eleição e deu posse a uma nova diretoria em 2022.

Hoje, a ANESCO é reconhecida nacionalmente como entidade de referência. Atua ao lado de órgãos públicos, ministérios, imprensa, instituições de ensino, congressos, delegacias, Ministério Público e tribunais, contribuindo tecnicamente para esclarecer dúvidas e defender os interesses da categoria.

Além de fomentar a pesquisa científica, oferecer suporte jurídico, sanitário e lutar pela valorização profissional, a principal missão da diretoria é a criação do Conselho Federal de Estética e Cosmetologia — única instituição com legitimidade para regulamentar, fiscalizar e organizar a profissão em todo o país. Apesar da resistência enfrentada por pessoas que se beneficiam da atual ausência do Conselho da classe, a ANESCO segue firme na defesa da legalidade e da autonomia profissional da categoria.

Um dos problemas que vem surgindo é a diversidade de grupos se autointitulando “Conselho de Esteticista”, vendendo carteiras e documentos, disseminando aos profissionais a falsa ideia de que estão resguardados.

A trajetória da atual gestão tem sido marcada por desafios pessoais e da própria associação. A presidente Márcia Larica tem enfrentado ataques, ameaças, processos judiciais por parte de entidades e até de um escritório de advocacia. São entidades que lucram com a vulnerabilidade do esteticista. A presidente Márcia Larica está, inclusive, sendo vítima de chantagem e coação ilegal com base em conteúdos obtidos de forma antiética por parte de uma ex-integrante da diretoria, que se valeu de sua condição de líder religiosa, utilizando os áudios da vida íntima-pessoal da presidente.

Ainda assim, a ANESCO não se intimida. Mantém sua missão de promover avanços, orientar profissionais e atuar junto ao legislativo pela criação do tão necessário Conselho da classe.

A ANESCO segue em frente — com ética, responsabilidade e compromisso com os esteticistas do Brasil.

Venha para a ANESCO lutar junto pelo futuro da nossa profissão: Juntos Somos Mais Fortes!

ORGULHO DE SER ESTETICISTA!

DIRETORIA  ATUAL

@mlaricaesteticista PRESIDENTE

MÁRCIA LARICA – RJ

BACHAREL EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

Presidente do Sindicato dos Esteticistas e Cosmetólogos do Rio de Janeiro – SINDESTETIC RJ

@denisesotero VICE- PRESIDENTE

DENISE SOTERO – SP

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

PRIMEIRA SECRETÁRIA

KELLY SCHNEIDER- SP

TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

@sandra_buslik SEGUNDA SECRETÁRIA

SANDRA BUSLIK – SP

Diretora do Departamento Comercial

TÉCNICA EM ESTÉTICA e TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

 

PRIMEIRA TESOUREIRA

THAMIRES MANGABEIRA – DF

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

 

@elietecamposestetica  

SEGUNDA TESOUREIRA

ELIETE CAMPOS – SP

TÉCNICA EM ESTÉTICA

PRIMEIRA SUPLENTE

FRANCE MIRA

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

SEGUNDO SUPLENTE

Diretor do Departamento Científico de Ensino e Pesquisa ANESCO

JOÃO CAMPOS – GO

TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

CONSELHO FISCAL EFETIVO:

PRIMEIRA CONSELHEIRA FISCAL

ROSEMARI RIBAS

TECNÓLOGA EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

SEGUNDA CONSELHEIRA FISCAL

ANA CAMPOS

BACHAREL EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

CONSELHEIRA FISCAL SUPLENTE

FERNANDA VICENTE – PR

BACHAREL EM ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

 

DEPARTAMENTO JURÍDICO:

@fredericocarvalhojuridico DR. FREDERICO GALL DE CARAVALHO

Assessor Jurídico (Direito Criminal, Tribunal do Júri, Direito Empresarial/ Sindical/ Associações, Direito da Estética e Saúde, Direito de Família, Constelação Familiar e Jurídica, Perito Judicial, Inventários)

Assessoria Política e Constelação Sistêmica

DRª JENIFER MARMITT GARCIA DE AZEVEDO

Assessora Jurídica (Advogada Especialista na Área da Saúde, Estética e Beleza)

 

DRª LUCIANA CROCE GERALDO

Assessora Jurídica (Advogada Especialista na Área da Saúde, Estética e Beleza e Direito Empresarial e Trabalhista)

 

DRª LUCIANE SIMÕES

Assessora Jurídica (Advogada Especialista na Área da Saúde, Estética e Beleza e Direito Empresarial e Trabalhista)

 

 

ESPECIALISTAS EM INTERCORRÊNCIAS:

PROFESSORA JAQUELINE MARMITT

Especialista em Estética Avançada e intercorrências

Membro da Comitê Científico de Pesquisas ANESCO

 

PROFESSOR JOÃO CAMPOS

Especialista em Estética Avançada e intercorrências

Membro da Comitê Científico de Pesquisas ANESCO

 

UNIDOS PELO ESTETICISTA!