CNEC: o seu registro como Esteticista!

A Carteira Profissional do Esteticista, intitulada Carteira Nacional de Estética e Cosmetologia (CNEC), foi criada com o objetivo de garantir a identificação desse profissional, em todo território nacional, perante os órgãos fiscalizadores, laboratórios, pacientes, faculdades, empresas, outros Esteticistas que procuram parcerias, stakeholders* que precisem de um esteticista habilitado e demais parceiros da ANESCO, enquanto não é instituído o Conselho Federal da classe.

No site, na área “Encontre aqui um Profissional da Estética” o Esteticista pode ser encontrado por sua CNEC, NOME ou LOCAL.

Uma das competências de um Conselho é justamente garantir que o profissional que atua no mercado, seja realmente habilitado de acordo com a lei que regulamentou a sua profissão.

No caso da ANESCO, o associado que recebeu a carteira profissional com a numeração de identificação, teve a sua documentação detalhadamente analisada e pode comprovar que esse profissional é um Esteticista de acordo com a Lei Federal 13.643/2018, ou seja, é Técnico em Estética ou Esteticista e Cosmetólogo. O estudante também pode se associar e se beneficiar muito com as parcerias da associação e ainda ajudar a construir o futuro da sua profissão.

A CNEC favorece especialmente os associados que atuam com procedimentos injetáveis (intradérmicos e subcutâneos), já que os laboratórios não vendiam ativos por não haver ainda um órgão que fiscalizasse a competência desse profissional.

Essa diretoria da ANESCO abriu as portas de laboratórios renomados para o Esteticista, bem como de congressos, pós graduações e cursos que antes lhe negavam o acesso por falta de uma instituição que os orientasse sobre a Lei Federal 13.643/18 e que se responsabilizasse pelo Esteticista, emitindo um registro reconhecido a esse profissional.

Por meio da Carteira Nacional de Estética e Cosmetologia, os associados têm toda a documentação verificada e somente depois de extensa análise, existe a liberação do documento. Inclusive as Instituições de Ensino constantes dos documentos do associado são verificadas.

Os maiores congressos do país são parceiros da ANESCO e para garantir que o Esteticista tenha a oportunidade de frequentar para se atualizar, comprar com descontos, conhecer as tendências, fazer network, encontrar stakeholders*, a ANESCO também faz parcerias com agências de viagens, hospedagem, entre outros.

Um dado importante e que traz segurança aos parceiros, à fiscalização e aos laboratórios, é que o número da CNEC é único e instransferível, não pode ser utilizado no caso de haver “desfiliação” do associado por qualquer motivo. A CNEC vencida ou baixada, perde a validade e, como acontece com a OAB e outras e instituições, no caso do profissional voltar a se associar, recebe outro número de registro, tendo sua documentação novamente analisada, pois a ANESCO não acumula os dados de ex-associados.

O setor jurídico recebeu, recentemente, denúncias por parte de um laboratório sobre duas pessoas tentando adquirir produtos usando a mesma numeração da CNEC. A pessoa que copiou a numeração de outra pessoa com o registro ativo em nossos quadros, incorreu no crime de falsificação e uso de documento falso, previsto no previsto no art. 298 do Código Penal. Outro profissional tentou comprar com a CNEC vencida, incorrendo no crime de falsidade ideológica, previsto no art. 299 do Código Penal. Ambos os delitos têm penas previstas de até a 5 anos de reclusão.

Estamos atentos e levaremos esses delitos ao Ministério Público, pois é preciso acabar com a cultura do “jeitinho brasileiro”. Esse tipo de atitude só causa prejuízos a todos: para a credibilidade da Associação e do sócio ativo e para avanço do Esteticista em geral.

Não podemos perder a confiança dos laboratórios por causa de profissionais que tentam burlar as regras, falsificando documentos como a CNEC. Todos acabam perdendo o benefícios que antes eram impossíveis e que a ANESCO lutou para conquistar.

Sempre alertamos para que não usem a CNEC depois de sua desfiliação ou baixa, muito menos, usar carteira adulterada ou carimbo com o número de um outro associado ativo.

A ANESCO vem CRESCENDO, AVANÇANDO, CONQUISTANDO ESPAÇO e DERRUBANDO MURALHAS para o Esteticista.

Venha participar dessa história e ajudar a construir a profissão que merecemos.

CLIQUE AQUI, ASSOCIE-SE E PEÇA A SUA CNEC!

*Stakeholder – em uma tradução livre para o português, o termo significa: parte interessada. Para ter sucesso, qualquer empresa precisa criar algum tipo de valor (seja ele financeiro ou não) para uma série de interessados, por exemplo, clientes/pacientes, fornecedores de produtos e equipamentos, funcionários, parceiros, comunidades e investidores.