Avaliação ou Diagnóstico Estético e Exames Laboratoriais

Avaliação ou Diagnóstico Estético e Exames Laboratoriais

A Avaliação ou Diagnóstico Estético é feito pelo Esteticista e Cosmetólogo, bem como a “elaboração do programa de atendimento, com base no quadro do cliente, estabelecendo as técnicas a serem empregadas e a quantidade de aplicações necessárias” (Lei 13.643/18, art. 6º, inciso V). Sempre observando o que está disposto no art. 1º, parágrafo único da nossa Lei, que fala sobre não atuar em estética médica, nos termos definidos no art. 4º da Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, qual seja, os “procedimentos invasivos”.

Ante o exposto, o Esteticista e Cosmetólogo é o responsável pela elaboração da ficha de anamnese junto ao paciente, pelo exame físico para avaliação da área a ser tratada e pelo registro fotográfico para o planejamento e acompanhamento do tratamento estético.

As graduações de estética oferecem estudos da psicologia, nutrição, cosmetologia, farmacologia, entre outros. Entretanto, com o acelerado avanço técnico e científico do Esteticista, principalmente com os recursos injetáveis, aumentam os riscos de intercorrências, exigindo assim que esse profissional tenha um conhecimento multidisciplinar mais amplo ainda, inclusive, em análise de exames laboratoriais para avaliar aspectos de saúde que possam interferir no andamento do tratamento.

Os exames laboratoriais também se fazem necessários na prescrição dos dermocosméticos manipulados. Conhecer o paciente e todos os detalhes relacionados à sua saúde e sua pele é essencial nesse tipo de tratamento, pelo fato de permitir o ajuste individual das fórmulas.

Trata-se de mais uma ferramenta muito importante para o Esteticista: solicitar exames laboratoriais e saber interpretar os dados coletados para um tratamento estético mais adequado, levando-nos a uma prática clínica mais segura. Quando sabemos verificar as individualidades bioquímicas do paciente, sabemos identificar se há contraindicações no procedimento a ser realizado, podemos personalizar o tratamento estético com mais precisão para resultados mais efetivos e mais seguros.

Segundo nosso Diretor de Ensino e Pesquisa, o Esteticista e Cosmetólogo Dr. João Campos, a “estética é para pacientes saudáveis”. Com uma anamnese adequada, exames que afastem dúvidas ou patologias ficamos – nós e pacientes – mais resguardados.

O entendimento do quadro geral e do histórico de exames clínicos do paciente pode ser fundamental para o Esteticista encontrar o melhor procedimento estético para cada caso. Esse também é mais um recurso para o Esteticista fugir dos protocolos pré-programados e estruturar o melhor plano de tratamento individualizado.

Como acontece com alguns outros profissionais da saúde, os laboratórios ainda não aceitam exames através dos planos de saúde. Assim, a ANESCO está selecionando laboratórios parceiros em todo país para indicar aos Esteticistas e aos seus pacientes.

Estamos captando cursos de capacitação e pós graduações em Interpretação de Exames Laboratoriais para PARCERIAS especiais para os nossos associados. É importante que o Esteticista faça um curso que o capacite ou uma pós graduação em Interpretação de Exames Laboratoriais, caso não tenha tido na sua graduação.

Como fazer o pedido dos exames para o laboratório? Faça o pedido descritivo dos exames no seu papel timbrado, assinando e carimbando com o número da sua CNEC que é válida em todo o território nacional.

Diagnóstico Estético preciso, Tratamento Estético assertivo e mais seguro! 

Estude, atualize-se! #souanesco

Márcia Costa Larica  –  Presidente da ANESCO e Presidente do Sindestetic RJ